Quem Sou
Sou alguém que nunca se conformou com as imposições de uma sociedade que dificulta o desenvolvimento social quando mais precisamos, nos momentos de maior vulnerabilidade.
Desde jovem almejei ser servidora pública para servir à sociedade, durante esses quase 20 anos, aprendi sobre administração pública, e a melhor forma de tornar a entrega dos serviços à população mais eficiente, eficaz e efetiva, no entanto, sinto a necessidade de ampliar o campo de atuação, não me limitando ao poder executivo, por possuir um grande poder de percepção das necessidades da sociedade, vislumbro ser um canal de comunicação da população para facilitar as mudanças que Viamão precisa para que se desenvolva de forma sustentável.
Meu pai foi acometido pelo mal de Alzheimer e faleceu muito jovem, prejudicando a continuidade dos empreendimentos familiares, motivo pelo qual foi necessário sair em busca de trabalho, assim como seus irmãos, antes de finalizar os estudos. Minha mãe precisou ficar em casa para cuidar do pai por não existir estrutura que desse esse suporte à família que passa por esse contexto, portanto ela não pôde trabalhar fora.
Nunca desisti de lutar, superei minhas limitações trabalhando e estudando muito para conseguir passar em um concurso público, conquistar a minha subsistência, e assim, poder contribuir de alguma forma para a família e ao mesmo tempo para a sociedade.
Resiliência é minha característica predominante, pois não me conformo com os nãos que a vida me jogou na cara. Nunca desisti de tentar fazer o que é necessário mesmo que dissessem que era perda de tempo tentar, e consequentemente conquistei mudanças muito significativas por onde passei.
Depois de muitos anos trabalhando no comércio com seus pais e avós, precisei procurar mais uma fonte de renda e comecei a empreender, sempre estudando para concursos, em alguns anos comecei a colher os frutos do meu esforço, foi nomeada nos primeiros concursos que havia feito, o que me deu a oportunidade de adquirir experiência na saúde (Grupo Hospitalar Conceição e no Hospital Ernesto Dornelles), posteriormente no trânsito e transporte (Empresa Pública de Transporte e Circulação), no controle do orçamento público e por último na área de recursos humanos (ambos no Departamento Municipal de Limpeza Urbana).
Atualmente trabalho na diretoria de Recursos Humanos do DMLU, onde em 2014, participei da implantação do Sistema de Ponto eletrônico de Efetividade, e criação das normas e regulamentação do DMLU, uma ferramenta que foi desenvolvida para o maior controle da execução das jornadas de trabalho e horas extraordinárias dos servidores.
Em 2015, colaborei para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações-SEI.
Como Diretora criei projetos de modernização dos cargos do DMLU e extinção dos cargos através da criação do Programa de Demissão Voluntária, que contou com a adesão de mais de 30 servidores que esperavam essa oportunidade para aproveitarem suas aposentadorias.
Projetos que passaram por aprovação na Câmara Municipal de Porto Alegre Há alguns anos, já vinha atuando através de trabalhos voluntários no auxílio dos abrigos da Prefeitura, esse ano com a magnitude da catástrofe ocorrida, além de me dedicar integralmente aos abrigos, mobilizei e organizei uma equipe de mais de 50 servidores do DMLU para dar o apoio e a organização necessários ao acolhimento dos atingidos.
Quando as águas começaram a baixar consegui fazer a melhor realocação de mão de obra de todas as áreas administrativas para comportar as necessidades da execução da limpeza da cidade. Foi um trabalho em conjunto que passou pela sensibilização de todos, através de muita conversa, para proporcionar a adequação de estruturas de trabalho provisórias e também a mobilização de uma magnitude de servidores nunca antes ocorrida, envolvendo muitas secretarias da Prefeitura.
Esperança é a minha motivação diária, pois amo demais a vida, tenho consciência das urgências que precisam ser tratadas, e quero deixar um mundo melhor para as próximas gerações. Insatisfeita com o pouco que é possível fazer no seu campo de atuação, almejo ampliar minha área de atuação para poder ajudar mais pessoas na sociedade.